O novo episódio do podcast centra-se nos desafios que o Grupo BE enfrenta em 2022 e nas inovações que pretende implementar para lhes dar resposta.
Paulo Cardoso e Gonçalo Costa conversaram com Sílvia Mesquita sobre o caminho que o Grupo BE tem seguido nos últimos anos para responder aos desafios técnicos colocados pela mudança do paradigma de avaliação dos efeitos dos projetos nas espécies para passar a avaliar os impactos dos projetos nas populações.
Paulo e Gonçalo esperam que 2022 se traduza na aplicação de um conjunto de ferramentas e métodos desenvolvidos nos últimos anos pela equipa do BE para responder a estes desafios. Ferramentas e métodos que foram desenvolvidos em projetos de I&D dentro da empresa e no âmbito de programas de doutoramento em curso.
Estes dois colaboradores sublinham ainda que acreditam que possuímos agora ferramentas capazes de apoiar a tomada de decisão como nunca antes e que podemos, desta forma, reduzir a incerteza e a ambiguidade dos procedimentos ambientais.
Os desafios passam por acomodar questões técnicas ao procedimento legal (nomeadamente prazos, responsabilidades, etc.) e melhorar a comunicação de conteúdos que atualmente podem ser complexos e de difícil interpretação.