Em 2022 João Paula e Sandra Rodrigues esperam que a tecnologia continue a desempenhar um papel fundamental para o Grupo BE.
A tecnologia tem sido utilizada como principal fonte para melhorar os processos dentro do Grupo, para prestar um melhor serviço ao cliente e para resolver questões cada vez mais complexas. Sandra destacou ainda que quando não é possível aceder a software freeware ou pago, é mesmo necessário que a equipa de IDI desenvolva internamente as ferramentas necessárias para responder aos desafios.
João referiu ainda que uma das preocupações do grupo sempre foi encontrar as melhores soluções tecnológicas para aumentar o volume de informação disponível, garantindo assim uma maior capacidade de decisão.
Tal como referido pelos colegas Paulo Cardoso e Gonçalo Costa, João e Sandra também mencionam a necessidade de conseguir conciliar os avanços tecnológicos e científicos com os procedimentos legais de AIA, pois só assim fará sentido integrar estas ferramentas. Por outro lado, referem ainda que o volume de informação produzido também gera muitas vezes inúmeras dificuldades em termos de gestão e comunicação, que devem ser sempre asseguradas.
Também em linha com o que foi dito no podcast anterior, caminhamos para a quantificação dos impactos nas populações e, consequentemente, para a quantificação da sua mitigação e compensação. Não só as ferramentas matemáticas e estatísticas evoluíram para responder a este desafio, mas também a tecnologia atingiu uma maturidade que também lhe permite acompanhar esta tendência.